Faço de mim casa de sentiments bons onde a má fé não faz morada e a maldade não se cria, me cerco de boas intenções e amigos de nobres corações que sopram e abrem portões com chave que não se copia.



Observo a mim mesmo em silêncio porque é nele onde mais e melhor se diz, me ensino a ser mais tolerante, não julgar ninguém e com isso ser mais feliz.




terça-feira, 8 de novembro de 2011

O enigma da esfinge do mundo paralelo


Era uma vez uma terrível esfinge que bloqueava a passagem dos homens para o mundo paralelo. Segundo a lenda o humano que conseguisse responder corretamente seu enigma  destruiria-a e imediatamente libertaria o outro mundo para que todos o conhecessem.
Certo dia um Rei Britânico curioso,acreditando que lá haveria muito  ouro, prata e metais preciosos desafiou os homens mais sábios de cada nação  de irem até a esfinge. Ela não teria chances, podia até escapar dos representantes oriundos de lugares sub desenvolvidos, mas as maiores apostas, norte-americanos, europeus e japoneses não falhariam, acreditava o monarca.
Já em frente a criatura veio o primeiro desafio, a esfinge soprou com tanta força que todas as comidas, armas e tecnologias foram-se com o vento... O estadunidense foi o primeiro a correr,e muitos, como de praxe, o seguiram.
 O segundo desafio na verdade foi um aviso, a criatura alertou que para a próxima etapa ciência e religião não ajudariam em nada. Foi então que o japonês e praticamente todos os sofisticados europeus admitiram que não teriam chances.
 Para a terceira e última fase sobraram apenas o Brasileiro e o Inglês, como prova de que não era a monstruosidade que diziam, a esfinge lhes permitiu 24 horas para responder  com apenas 3 palavras a seguinte pergunta : Para que existem as leis constitucionais?
O Sofisticado Inglês, conhecido pela sua honra e moral ficou um pouco pensativo, haviam tantas respostas, tantos motivos e longas explicações baseadas nos mais variados fundamentos sociais, mas por fim concluiu que com três palavras só haveria uma resposta.
Já o Brasileiro, malandro, também acreditava que só podia ser uma resposta, mas esta sempre esteve na ponta de sua língua...
Foram poucas horas entre a pergunta e a resposta,  mas o boato de que ou brasileiro ou o inglês em menos de um dia acabariam com o mistério chegou  ao Rei  que logo começou os preparativos para uma festa comemorativa. Apesar de alguns homens terem frustado suas expectativas, o Inglês era a pessoa ideal para estar ali, tradicionalmente estudioso, dificilmente alguém conheceria mais conceitos sobre todo tipo de coisa do que ele, e a decoração da festa foi toda encomendada a Lá Inglaterra.
Enfim chegou o tão esperado momento, e a esfinge repetiu a pergunta : Para que existem as leis constitucionais? O Inglês imediatamente respondeu-lhe : Para serem cumpridas! Mas a resposta de esfinge foi aquela que todos sabiam que aconteceria no caso de ele falhar,  devorou o homem. Então a mundo todo chorou, lamentando que jamais conheceriam o "outro lado"... O próprio Rei, desmoralizado, achou melhor abrir mão de seu trono.
Mas lá em frente a aberração, ainda estava o Brasileiro, aguardando sua vez.Quando chegou,  mais uma vez ela repetiu : Para que existem as leis constitucionais? Para nós desobedecermos!Disse ele, e a esfinge se desvez em pó liberando a passagem do outro mundo para todos. 
Mesmo estranhando que a resposta do Brasileiro estivesse correta a curiosidade foi maior e todos correram para as terras desconhecidas, depois de adentrarem lá, entenderam o porque da vitória brasileira, dado o fato de que as maiores riquezas daquele lugar não eram seus metais preciosos e sim seu povo que possuía 
outros tipos de crenças e conhecimentos, por isso demorou-se tanto para vencer-se a esfinge, a resposta do seu enigma deveria fugir a concepção usual de mundo que costumamos ter.
Y.S

nesta narração houve intertextualidade com o Conto de Édipo e com Piadas brasileiristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário